7 de mai de 2014

Que tipo de roda usar para patinar no asfalto com patins tradicionais?

POSTA ATUALIZADO EM NOVEMBRO/2017

Já disse algumas vezes, que para patinar no asfalto o ideal é usar patins inline e com todos os equipamentos de segurança, motivos óbvios: piso rústico demais, pedras, buracos, carros, guias, pedestres, cães, etc.

Mas tem aquele povo que adora patins vintage, retrô, e os que não se adaptaram ao inline.
Então eis a solução: Rodas macias!

Vamos aos detalhes:


Esta é uma roda simples, de patins tradicional artístico. Reparem nos números:

92   e  Ø 57
onde:
o 92 é a definição da dureza da roda
o 57 com este símbolo na frente, significa diâmetro da roda.

Para patinação artística, usamos rodas duras de diâmetro que variam do 49 a 63, ou seja é o tamanho da roda em milímetros.
Se você medir sua rodinha com uma régua de uma ponta até a outra (apesar de que coisas redondas não tem ponta rsrs), você saberá a medida do diâmetro da sua roda.
Quanto maior o diâmetro, maior será a sua velocidade, porém patins tradicional, não "comporta" rodas muito grandes e nem muito largas.
Rodas de long board por exemplo, não servem em patins quad, pois são extremamente largas
A área de contato da roda com o solo, chamamos de largura de roda. Se esta medida, ultrapassar 45mm por exemplo, elas simplesmente não cabem nos eixos/trucks, as porcas não pegam rosca.
O ideal para patins de lazer quad, são rodas de área de contato de aproximadamente 32mm.



Falemos agora sobre o mais importante: a dureza

Quando uma roda é mais dura ela possui maior durabilidade em solos lisos e menor aderência (o que comumente, patinadores chamam de grip), rodas mais macias são mais aderentes e menos duráveis em solos ásperos.
Muitas das rodas duras são consideradas rodas Indoor (para pisos lisos de quadras por exemplo), e rodas mais macias são consideradas Outdoor (para pisos mais ásperos).

Aderência?
Andar de salto alto na grama é o mesmo que querer patinar com rodas de artística (duras) no asfalto (piso com deformidade)
Andar descalço, sob um piso molhado e ensaboado, é o mesmo que querer patinar com rodas de outdoor (macias) no porcelanato da sua mãe (escorregadio)

Entendeu o que é aderência?
É o atrito que você sofre de acordo com o solo.
Patinar no asfalto com rodas duras (90A por exemplo) faz o patins trepidar, a velocidade não desenvolve.
Pra andar num piso ruim você precisa de rodas macias (80A por exemplo), aquelas que parecem emborrachadas, parecem gel, silicone...me entendem?



Piso liso - roda dura 
Piso rústico - roda macia 

Não entendeu nada? Veja o "gráfico" a seguir:




Lembrando que o assunto aqui, por hora, é patins tradicional!

Rodas de Plástico – Evite comprá-las!!! Patins com rodas de plástico (esses que vendem em supermercados) não desenvolvem velocidade, atrapalham o aprendizado da técnica, não substituem peças, derrapam excessivamente, provocam quedas por falta de controle, podem criar lesões por esforço excessivo, principalmente em crianças em crescimento. Eles não proporcionam qualquer prazer ao patinar. Não compre!

Posso usar rodas de skate? Pode, desde que sejam macias e não muito estreitas
Posso usar rodas de long board? Pode, desde que sejam macias e não muito largas

A área de contato com o solo (largura) é importante. Rodas muito estreitas não são aconselháveis para asfalto, pois pode haver torção. O ideal é que a roda fique alguns milímetro pra fora dos patins, quando você os olha por cima.



Hoje, no Brasil, as duas marcas de rodas mais macias para asfalto são Traxart Glitter (R$ 190,00)

 e Rye Xtreme (R$ 196,00)



A roda Glitter flui melhor no asfalto. Desenvolve velocidade com mais facilidade que a roda da Xtreme da Rye.



Uma novidade chegando ao Brasil aos poucos, são os patins Chaya da Powerslide (falei deles aqui), cujas rodas são vendidas separadamente e chamam-se Octo Paseo. São rodas extremamente rápidas e de ótimo aderência, ideais pra asfalto. Têm perfil arredondado e área de contato estreita. EU, particularmente não gosto de rodas tão bolotas assim. Atualmente, a opção mais macia de terras brasilis. Porém, importadas, de precinho salgado., mas muito recomendadas. Você encontra aqui. 






Atualmente EU estou usando rodas Kriptonics Route 62. Recomendo fortemente. São rodas 78a, importadas, muito macias e fluem muito gostoso em asfalto e tem a área de contato do tamanho que eu gosto, são mais largas e não tão arredondadas.











Lojas de skate em geral, tem jogos de rodas de dureza macia e também lojas de patinação:

http://www.patinsrye.com.br/index2.php/loja (Rodas Lazer)

http://www.patinsfulop.com.br/ (Rodas AllTerrain)

http://www.rodasradicais.com.br (Rodas Noah/Jam)

http://traxart.com.br (Rodas Glitter e LED)


Se for trocar suas rodas, não se esqueça de ficar atento ao tamanho dos rolamentos. Falei tudo sobre o assunto aqui neste post.



55 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Era exatamente isso que usávamos nos anos 80, lembrando que não havia os "in line" e andávamos nas ruas de asfalto, calçadas, quadras de cimento... a medida que iam surgindo novas rodinhas mais macias melhor ficava rs era tipo usando e testando. Me arrependo de ter doado os quad um tempo depois que comecei a usar o inline, mas retornei c eles já há algum tempo, confesso que o inline p mim força mais os joelhos e os quad, talvez por ter começado criança, parecem extensão do meu corpo. ✌������☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pela dica. Qdo criança usava o quadro, dps demais de 20anos resolvi alugar patins quadro p lazer e consegui usar tranquilo. Resolvi comprar um. Mas veio a dúvida de qual. Acho q irei optar pelo qual mesmo e ficar atenta ao. Tipo de roda.

      Excluir
  2. Eu também prefiro o Quad. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  3. Patins classico? Tipo aquele com 2 rodas de cada lado? Pode então andar na rua com ele :') vou pedir pra minha mãe agr

    ResponderExcluir
  4. Patins classico? Tipo aquele com 2 rodas de cada lado? Pode então andar na rua com ele :') vou pedir pra minha mãe agr

    ResponderExcluir
  5. Olá,que rodinhas vc me indica para usar no patins traxart quad para o asfalto?

    ResponderExcluir
  6. Olá,que rodinhas vc me indica para usar no patins traxart quad para o asfalto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os três links que citei possuem rodas para pisos irregulares, porém essa aqui eu testei http://patinandoecantando.blogspot.com.br/2016/04/rodas-para-asfalto-testei.html

      Excluir
  7. Hey,adorei seu blog! Por favor, se souber me responder, eu gostaria de saber se funciona utilizar uma roda street no patins artístico para inciante da rye?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cabe! pelo menos no meu patins não serve, teria que fazer "adaptação" o que não recomendo...

      Excluir
  8. Adorei seu blog! Informações muito importantes para "seres" como eu que gostam de lembrar e reviver como foi antigamente! Agradeço seus comentários e sua clareza! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Não entendi uma coisa! Se a roda for macia no piso rustico ela não vai esfarelar ou se desgastar demais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho mas acho que essas rodas em gel que são bem macias detonam em pisos rusticos,não?

      Excluir
    2. Não existe roda de gel. Elas são macias mas não moles. Apenas absorvem melhor o impacto e sim duram menos do que rodas usadas apenas em bons ginásios

      Excluir
    3. As rodas não são moles a ponto de esfarelar

      Excluir
    4. As rodas não são moles a ponto de esfarelar

      Excluir
  10. Pode usar essa roda 92 x 57 em asfalto ???

    ResponderExcluir
  11. Oi.. achei contraditorio a informação; “Quando uma roda é mais dura ela possui maior durabilidade em solos ásperos e menor aderência, rodas mais macias são mais aderentes e menos duráveis em solos ásperos.
    Muitas das rodas duras são consideradas rodas Indoor (..) e rodas mais macias são consideradas outdoor ( para pisos mais ásperos)”
    Afinal das contas, as rodas macias são ou não para pisos asperos?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma roda dura, tem mais vida útil independente do solo, porém é muito frustrante patinar em asfalto com roda dura, pois trepida e você não pega velocidade. Roda macia serve pra indoor e outdoor. Em pisos ásperos ela dura menos por motivos óbvios, o solo vai desgastar sua roda. Pensa assim: macia pra piso ruim, dura pra piso bom. Não tem como errar.

      Excluir
  12. Respostas
    1. cimento sim, asfalto vai trepidar um pouco

      Excluir
  13. Comprei um in line marca Fenix para minha filha. Ela esta aprendendo a andar de patins. Quando ela trocou de patins com a amiga descobriu que ele desliza muito mais que o dela. Ela sente dor na perna pelo esforço que faz para os patins delizarem. Ao rolar as rodinhas com a mão percebi que eles param de girar quase imediatamente. Será que óleo nas roldanas resolve? Ou é um defeito? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os rolamentos que são para iniciantes. Troque por abec 5 ou 7, talvez resolva, apesar de que patins Fênix, não são uma boa opção

      Excluir
  14. Te, mais e de eu quiser patinar na pista e na rua? Oque eu faço? Compro o tradicional e mudo de Rosa, ou ao contrário? Só sei que não quero ter que comprar 2 patins!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compre um bom patins artístico e compre rodas e rolamentos reservas para andar em pisos ruins!

      Excluir
  15. Posso trocar as rodas do meu patins ? Como fazer ?

    ResponderExcluir
  16. Tenho um patins Chicago antigo, porém quero trocar as rodas para artística. Essa troca dará certa e preciso trocar o amortecedor? Qual vc indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Denise, alguns modelos de Chicago n]ão servem pra artística, pois a bota é mole e o freio não tem regulagem de altura. A troca de rodas nada tem a ver com os amortecedores. Pode sim trocar suas rodas, basta apenas ficar atenta ao tamanho dos rolamentos, se 8mm ou 7mm

      Excluir
  17. Olá! <3 Estou adorando o blog!
    Uma duvida: Eu comprei o Patins Amazon da Rye, estava pensando em comprar as rodas glitter na traxart para usar em street. É uma boa escolha?

    ResponderExcluir
  18. Comprei um patins traxart rolling star, Modelo: Fitness 
    Chassis: Plástico Reforçado 
    Rodas: Poliurietano 76mm 
    Rolamento: Abec5.

    Fui colocar achando que era fácil de usar igual meu rollerblade da infância mas não gostei... a patinação virou tensão com medo de cair de tanto que o treco desliza!! É muito rápido...
    queria um modelo com rodas mais macias, aderentes ao asfalto e que não deslizasse tanto igual um quiabo kkkk qual vc me indicaria?? Pleaseee!!! Beijos, amei o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha quiabo desliza??? adorei!!! Miga, troca os rolamentos! Coloque ABEC 1 ele vai deslizar menos. Hoje em dia os patins vêm com bons rolamentos, que fluem bem. Antes disso você pode apertar os parafusos das rodas, pra elas girarem menos. Com uma chave Alen de cada lado do parafuso, vc aperta até a rodinha girar bem devagar e testa. Não desista. As rodas 82a são pra asfalto, o problema não são elas e sim os rolamentos.

      Excluir
    2. Ahhh obgda por responder!! Kkk sim desliza igual quiabo cozido pela garganta kkk vou fazer isso e volto aqui pra dizer como foi!! Bjuss

      Excluir
  19. Eii.. acabei de conhecer seu blog e ameeiii.. estou decidida a patinar, msm nunca tendo feito antes, hehe.. mas nao entendo nada, e queria q vc me indicasse um bom patins pra andar em asfalto..Ah, tenho só 48 kg e acho os quad (acho q e assim q escreve akeles q tem 2 rodas na frente e atras) lindoooos <3 bjss e obg!! Sandy aki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai? Pra rua prefira o Rye Amazon Stilo Xtreme, ou o Rye Amazon e troque as rodas duras, pelas rodinhas do Traxart Glitter. Não tem erro!

      Excluir
  20. Oi Susana, sempre que procuro coisas sobre patins quad acabo aqui, rs... felizmente. Estou com um problema, comprei um patins rye artístico e vou trocas as rodinhas. Vi que vc indica as Traxart glitter mas das pesquisas que fiz achei que seria interessante comprar umas com largura maior pq meu intuito é andar na rua e ganhar velocidade, com rodinhas mais largas tenho mais aderência, não é?! Na busca achei rodas pra longboard, sabe algo sobre isso? Segue o link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744138253-roda-skate-longboard-cruiser-60mm-x-45mm-75a-importada-azul-_JM
    Outra coisa é a dificuldade pra achar um freio mais curto pq o da Rye é alto e atrapalha mesmo fazendo regularem, não vai dar certo. Sabe onde encontro? ! Desde já, muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Lara? Obrigada pela visita. Rodas de long board não cabem em patins quad. A melhor opção de roda de rua, hoje no mercado nacional é a Glitter. Roda maior corre mais, mas roda larga não! Não sei qual patins você comprou, mas se for o toystyle terá que ficar com esse freio mesmo. Outras marcas até encaixam mas ficam caindo. Se o freio for profissional, basta ajustar a altura ao seu gosto. O meu quase rala no chão pois prefiro assim pra artística. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Susana, muito obrigada. Vou seguir sua indicação e comprar as rodas da traxart. Meu patins é o Adventure para iniciantes. Queria te fazer outra pergunta. Sabe onde encontro cadarço colorido? Só conheço da Rye e o preço com o frete fica puxado.
      Não sei se vc viu mas a traxart lançou rodas de led pra quad. Acho que seria uma postagem bem legal.
      Enfim, muito obrigada! =)

      Excluir
    3. Patins.com.br possui cadarços coloridos, acho curtos, mas quebram um galho. Eu tenho um azul. O ideal pra patins quad são cadarços de 260cm. E sim eu vi as rodas de led (quero!), estou com a postagem quase pronta

      Excluir
  21. Quero comprar um patins pra minha filha. o que você acha do patins 4 rodas oxer secret retro da centauro?
    Tenho um patins antigo de bota marrom e rodas laranjas da marca nash cruisers. Queria trocar as rodas, qual vc indicaria. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos os patins de lazer do mercado, atualmente o único que recomendo é o da Rye se for pra andar em alfalto (Xtreme). Quanto ao seu patins antigo, atente-se ao tamanho dos rolamentos, podem ser de 7mm ou 8mm. Rodas pra rua indico Glitter da Traxart ou Xtreme da Rye. Se for pra patinar em pista lisa ou madeira, recomendo Rodas Radicais

      Excluir
  22. Olá, estou querendo comprar um patins pra andar na rua, mas tenho muitas duvidas sobre qual modelo seria melhor e mais barato, vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá como vai? Depende de qual modelo você prefere, se quad ou inline. Tenho dois bons posts atualizados falando de ambos, dá uma lida, se ainda tiver dúvidas, volta aqui

      Excluir
  23. Oi, Susana, tudo bem? Nunca tive patins, mas sei andar no inline. Num momento de empolgação, comprei um quad da oxer (daqueles que vendem na centauro).. roda de plástico. Tenho procurado na internê, alguém que tenha feito a mudança de roda num patins desses, não encontro e fico com medo de comprar novas rodas e não conseguir trocá-las. Você sabe se dá pra trocar? Ou vou ter que sofrer com essas rodas msm como forma de castigo por não ter pesquisado antes de comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra trocar sem problemas, só não compre rodas de skate!. Pra tirar as rodas basta ter uma chave de boca 13 e um pouco de jeito pra tirar os rolamentos da roda e colocar em outra. Compre a Glitter da Traxart ou a Rye Extreme, assim você não erra. Os rolamentos pra esses patins da Centauro são de 8mm caso queira comprar rodas já com rolamentos pra não ter que fazer a troca. Tem um vídeo no canal falando um pouco a respeito.

      Excluir
  24. Tenho um Amazon da rye, comprei rodas da Traxart Glitter
    Posso usar o mesmo rolamento ou tem q ter um pra cada tipo de roda ??

    ResponderExcluir

Patine conosco, deixe seu comentário