22 de jul. de 2020

Que tipo de roda usar para patinar no asfalto com patins tradicionais?

POST ATUALIZADO EM NOVEMBRO DE 2020

Já disse algumas vezes, que para patinar no asfalto o ideal é usar patins inline e com todos os equipamentos de segurança, motivos óbvios: piso rústico demais, pedras, buracos, carros, guias, pedestres, cães, etc.

O "boom do rollerskate" é uma realidade graças ao sucesso dos patins Moxi e a pandemia colaborou pra que centenas de pessoas criassem perfis no TikTok, patinando em suas casas.

Pronto! Todo mundo quer um quad!

Principalmente o povo que adora patins vintage, retrô, e os que não se adaptaram ao inline.
Então eis a solução pro seu quad ir pra rua: Rodas macias!

Vamos aos detalhes:



Esta é uma roda simples, de patins tradicional artístico. Reparem nos números:

92   e  Ø 57
onde:
o 92 é a definição da dureza da roda
o 57 com este símbolo na frente, significa diâmetro da roda.

Para patinação artística, por exemplo, usamos rodas duras de diâmetro que variam do 49 a 63, ou seja é o tamanho da roda em milímetros.
Se você medir sua rodinha com uma régua de uma ponta até a outra (apesar de que coisas redondas não tem ponta rsrs), você saberá a medida do diâmetro da sua roda.
Quanto maior o diâmetro, maior será a sua velocidade, porém patins tradicional, não "comporta" rodas muito grandes e nem muito largas.
Rodas de long board por exemplo, não servem em patins quad, pois são extremamente largas

A área de contato da roda com o solo, chamamos de largura de roda. Se esta medida, ultrapassar 45mm por exemplo, elas simplesmente não cabem nos eixos/trucks, as porcas não pegam rosca a não ser que você tenha trucks de parafusos longos, que ficam bem pra fora da largura dos seus pés)

O ideal para patins de lazer quad, são rodas de área de contato de aproximadamente 32mm.




Falemos agora sobre o mais importante: a dureza

Quando uma roda é mais dura ela possui maior durabilidade em solos lisos e menor aderência (o que comumente, patinadores chamam de grip), rodas mais macias são mais aderentes e menos duráveis em solos ásperos.
Muitas das rodas duras são consideradas rodas Indoor (para pisos lisos de quadras por exemplo), e rodas mais macias são consideradas Outdoor (para pisos mais ásperos).

Aderência?
Andar de salto alto na grama é o mesmo que querer patinar com rodas de artística (duras) no asfalto (piso com deformidade)
Andar descalço, sob um piso molhado e ensaboado, é o mesmo que querer patinar com rodas de outdoor (macias) no porcelanato da sua mãe (escorregadio)

Entendeu o que é aderência?
É o atrito que você sofre de acordo com o solo.
Patinar no asfalto com rodas duras (90A por exemplo) faz o patins trepidar, a velocidade não desenvolve.
Pra andar num piso ruim você precisa de rodas macias (80A por exemplo), aquelas que parecem emborrachadas, parecem gel, silicone...me entendem?



Piso liso - roda dura 
Piso rústico - roda macia 

Não entendeu nada? Veja o "gráfico" a seguir:



Lembrando que o assunto aqui, por hora, é patins tradicional e rodas para asfalto!

Rodas de Plástico – Evite comprá-las!!! Patins com rodas de plástico (esses que vendem em supermercados) não desenvolvem velocidade, atrapalham o aprendizado da técnica, não substituem peças, derrapam excessivamente, provocam quedas por falta de controle, podem criar lesões por esforço excessivo, principalmente em crianças em crescimento. Eles não proporcionam qualquer prazer ao patinar. Não compre!

Posso usar rodas de skate? Pode, desde que sejam macias e não muito estreitas
Posso usar rodas de long board? Pode, desde que sejam macias e não muito largas

A área de contato com o solo (largura) é importante. Rodas muito estreitas não são aconselháveis para asfalto, pois pode haver torção. O ideal é que a roda fique alguns milímetro pra fora dos patins, quando você os olha por cima.



Hoje, no Brasil, as duas marcas de rodas mais macias para asfalto são Traxart Glitter ou as novas Traxart Brillant Glitter (R$ 170,00 o jogo com 8)

 e Rye Xtreme (R$ 312,00)



A roda Glitter flui melhor no asfalto. Desenvolve velocidade com mais facilidade que a roda da Xtreme da Rye.



Outro importado chegando ao Brasil aos poucos, é o Chaya da Powerslide (falei deles aqui), cujas rodas são vendidas separadamente e chamam-se Octo Paseo. São rodas extremamente rápidas e de ótima aderência, ideais pra asfalto. Têm perfil arredondado e área de contato estreita. EU, particularmente não gosto de rodas tão bolotas assim. Atualmente, a opção mais macia de terras brasilis. Porém, importadas, de precinho salgado, mas muito recomendadas. Talvez você encontre aqui. 



Recentemente, encontrei no Mercado Livre, rodas chinesas de nome HD (há quem as chame de Hondar), testei em asfalto ruim e para minha surpresa, são excelentes rodas pra asfalto com precinho mais do que camarada, ou seja, mais uma opção pra você ir pro asfalto. Além de serem bonitinhas, são diversas larguras, de 54 a 62 e todas de dureza macia, 82 e 83 A;  suficientes pra pisos ruins. Existem modelos menores, de 54mm. Fuja!
Média de preços R$ 130,00 - o jogo com 8, meu povo!! 
Vira e mexe elas desaparecem, pois são importadas da China e o dólar não está colaborando.






Uma nova opção de rodas pra outdoor, e que encontramos no Brasil, são as Luminous. São rodas importadas que brilham no escuro, de dureza 83a e 62mm. Rodam bem em asfalto bom, ciclofaixas, cimento e tem um brilho incrivelmente lindo. (Têm review de gringas no Youtube)
R$ 60,00 cada, disponíveis aqui




Usei por bastante tempo rodas Kriptonics Route 62. Recomendo fortemente. São rodas 78a, importadas, muito macias e fluem muito gostoso em asfalto e tem a área de contato do tamanho que eu gosto, são mais largas e não tão arredondadas. Comprei no Ebay, paguei R$ 150,00 na época.





Testei os dois sonhos de consumo da galera, as Radar Energy (modelo antigo) e as Moxis, ambas de 65mm com 78a. Os novos modelos da Radar Energy têm composição diferente desta antiga:







Enormes, pesadas, muito grudentas, mas MUITO mesmo. Num piso liso, parece que você pisou num chiclete e não sai do lugar. Não gostei de nenhuma delas e já até vendi rsrs.
Talvez a de 62mm seja melhor, mas pra mim, que não tenho tanta força nas pernas, ambas as marcas não serviram, pois patino em asfalto e piso liso com frequência, sendo impossível trocsr de rodas a cada mudança de superfície.

Atualmente estou USANDO (pra valer) as Roll Line Helium. Um rodão de 64mm e dureza 83a. (Comprei pelo Facebook)
São bem difíceis de encontrar por aqui, pois são fabricadas na Europa. Paguei R$ 150,00 na época.
Ela é mais larga e mais alta que a Kriptonics, em asfalto muito ruim ela trepida, pois a área de contato é grande. Em piso liso ela gruda bem menos que a Kripto. Estou preferindo essa dureza a 78a.







Tá com grana sobrando? 
Compre a queridinha das gringas, a nova Radar Energy da Riedell.
Disponível em vários diâmetros, é a roda que mais aparece no Instagram das divas do rollerskate de rua. Roda de 78a que realmente faz jus a fama que tem quanto a sua maciez. Prepare o bolso pra taxas de frete e imposto de importação, ou peça pra tia rica trazer na mala.
No Brasil, talvez você as encontre por uns 400 reais o jogo.



Lógico que a China não ia ficar de fora dessa! Recentemente uma leitora descobriu essa criança aqui.
É praticamente uma cópia da Radar, média de R$ 260,00 o jogo com 8 e vindo diretamente da China. Achei bem interessante, por ser 78a, além e bem bonitinha.



Mas espere! Posso usar roda macia em piso lisinho?

Claro! Roda macia, enfrenta todo tipo de piso, ou seja, você pode usar roda macia em piso de madeira, cimento, ginásios. A única diferença é que ela não derrapa. Ela "gruda", ou seja, segura um pouco mais em piso liso, suas perninhas terão que trabalhar um pouco mais. Isso não quer dizer que não flui bem. Então, em suma, roda macia é vida pra quem quer usar patins apenas pra lazer ou fitness!


E no street park? Dá pra usar roda macia?

Até dá, mas ela "segura" muito! Não é o ideal.
Rodas para patinação quad agressive, merecem um post específico e mais completo, pois existem muitas opções pra essa modalidade.



Lojas de skate em geral, tem jogos de rodas de dureza macia e também lojas de patinação:

http://www.patinsrye.com.br/ (Rodas Lazer)

https://www.inlinestore.com.br

http://traxart.com.br (Rodas Glitter e LED)



Se for trocar suas rodas, não se esqueça de ficar atento ao tamanho dos rolamentos (cada roda usa 2 rolamentos). Falei tudo sobre o assunto aqui neste post.



191 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Era exatamente isso que usávamos nos anos 80, lembrando que não havia os "in line" e andávamos nas ruas de asfalto, calçadas, quadras de cimento... a medida que iam surgindo novas rodinhas mais macias melhor ficava rs era tipo usando e testando. Me arrependo de ter doado os quad um tempo depois que comecei a usar o inline, mas retornei c eles já há algum tempo, confesso que o inline p mim força mais os joelhos e os quad, talvez por ter começado criança, parecem extensão do meu corpo. ✌������☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pela dica. Qdo criança usava o quadro, dps demais de 20anos resolvi alugar patins quadro p lazer e consegui usar tranquilo. Resolvi comprar um. Mas veio a dúvida de qual. Acho q irei optar pelo qual mesmo e ficar atenta ao. Tipo de roda.

      Excluir
  2. Eu também prefiro o Quad. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  3. Patins classico? Tipo aquele com 2 rodas de cada lado? Pode então andar na rua com ele :') vou pedir pra minha mãe agr

    ResponderExcluir
  4. Patins classico? Tipo aquele com 2 rodas de cada lado? Pode então andar na rua com ele :') vou pedir pra minha mãe agr

    ResponderExcluir
  5. Olá,que rodinhas vc me indica para usar no patins traxart quad para o asfalto?

    ResponderExcluir
  6. Olá,que rodinhas vc me indica para usar no patins traxart quad para o asfalto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os três links que citei possuem rodas para pisos irregulares, porém essa aqui eu testei http://patinandoecantando.blogspot.com.br/2016/04/rodas-para-asfalto-testei.html

      Excluir
  7. Hey,adorei seu blog! Por favor, se souber me responder, eu gostaria de saber se funciona utilizar uma roda street no patins artístico para inciante da rye?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cabe! pelo menos no meu patins não serve, teria que fazer "adaptação" o que não recomendo...

      Excluir
  8. Adorei seu blog! Informações muito importantes para "seres" como eu que gostam de lembrar e reviver como foi antigamente! Agradeço seus comentários e sua clareza! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Não entendi uma coisa! Se a roda for macia no piso rustico ela não vai esfarelar ou se desgastar demais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho mas acho que essas rodas em gel que são bem macias detonam em pisos rusticos,não?

      Excluir
    2. Não existe roda de gel. Elas são macias mas não moles. Apenas absorvem melhor o impacto e sim duram menos do que rodas usadas apenas em bons ginásios

      Excluir
    3. As rodas não são moles a ponto de esfarelar

      Excluir
    4. As rodas não são moles a ponto de esfarelar

      Excluir
  10. Pode usar essa roda 92 x 57 em asfalto ???

    ResponderExcluir
  11. Oi.. achei contraditorio a informação; “Quando uma roda é mais dura ela possui maior durabilidade em solos ásperos e menor aderência, rodas mais macias são mais aderentes e menos duráveis em solos ásperos.
    Muitas das rodas duras são consideradas rodas Indoor (..) e rodas mais macias são consideradas outdoor ( para pisos mais ásperos)”
    Afinal das contas, as rodas macias são ou não para pisos asperos?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma roda dura, tem mais vida útil independente do solo, porém é muito frustrante patinar em asfalto com roda dura, pois trepida e você não pega velocidade. Roda macia serve pra indoor e outdoor. Em pisos ásperos ela dura menos por motivos óbvios, o solo vai desgastar sua roda. Pensa assim: macia pra piso ruim, dura pra piso bom. Não tem como errar.

      Excluir
  12. Uma roda com dureza 85A serve pro asfalto?

    ResponderExcluir
  13. Comprei um in line marca Fenix para minha filha. Ela esta aprendendo a andar de patins. Quando ela trocou de patins com a amiga descobriu que ele desliza muito mais que o dela. Ela sente dor na perna pelo esforço que faz para os patins delizarem. Ao rolar as rodinhas com a mão percebi que eles param de girar quase imediatamente. Será que óleo nas roldanas resolve? Ou é um defeito? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os rolamentos que são para iniciantes. Troque por abec 5 ou 7, talvez resolva, apesar de que patins Fênix, não são uma boa opção

      Excluir
    2. queria saber se alguém sabe quais são os rolamentos desse patins (modelo) ou em comparação ao ABEC qual o número seria, pra eu ter uma noção de diferença com o patins que eu estou pensando em adquirir

      Excluir
    3. acredito que seja ABEC 3 por ser iniciante

      Excluir
  14. Te, mais e de eu quiser patinar na pista e na rua? Oque eu faço? Compro o tradicional e mudo de Rosa, ou ao contrário? Só sei que não quero ter que comprar 2 patins!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compre um bom patins artístico e compre rodas e rolamentos reservas para andar em pisos ruins!

      Excluir
  15. Posso trocar as rodas do meu patins ? Como fazer ?

    ResponderExcluir
  16. Tenho um patins Chicago antigo, porém quero trocar as rodas para artística. Essa troca dará certa e preciso trocar o amortecedor? Qual vc indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Denise, alguns modelos de Chicago n]ão servem pra artística, pois a bota é mole e o freio não tem regulagem de altura. A troca de rodas nada tem a ver com os amortecedores. Pode sim trocar suas rodas, basta apenas ficar atenta ao tamanho dos rolamentos, se 8mm ou 7mm

      Excluir
  17. Olá! <3 Estou adorando o blog!
    Uma duvida: Eu comprei o Patins Amazon da Rye, estava pensando em comprar as rodas glitter na traxart para usar em street. É uma boa escolha?

    ResponderExcluir
  18. Comprei um patins traxart rolling star, Modelo: Fitness 
    Chassis: Plástico Reforçado 
    Rodas: Poliurietano 76mm 
    Rolamento: Abec5.

    Fui colocar achando que era fácil de usar igual meu rollerblade da infância mas não gostei... a patinação virou tensão com medo de cair de tanto que o treco desliza!! É muito rápido...
    queria um modelo com rodas mais macias, aderentes ao asfalto e que não deslizasse tanto igual um quiabo kkkk qual vc me indicaria?? Pleaseee!!! Beijos, amei o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha quiabo desliza??? adorei!!! Miga, troca os rolamentos! Coloque ABEC 1 ele vai deslizar menos. Hoje em dia os patins vêm com bons rolamentos, que fluem bem. Antes disso você pode apertar os parafusos das rodas, pra elas girarem menos. Com uma chave Alen de cada lado do parafuso, vc aperta até a rodinha girar bem devagar e testa. Não desista. As rodas 82a são pra asfalto, o problema não são elas e sim os rolamentos.

      Excluir
    2. Ahhh obgda por responder!! Kkk sim desliza igual quiabo cozido pela garganta kkk vou fazer isso e volto aqui pra dizer como foi!! Bjuss

      Excluir
    3. Kkkkk amei o negócio do quiabo

      Excluir
  19. Eii.. acabei de conhecer seu blog e ameeiii.. estou decidida a patinar, msm nunca tendo feito antes, hehe.. mas nao entendo nada, e queria q vc me indicasse um bom patins pra andar em asfalto..Ah, tenho só 48 kg e acho os quad (acho q e assim q escreve akeles q tem 2 rodas na frente e atras) lindoooos <3 bjss e obg!! Sandy aki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai? Pra rua prefira o Rye Amazon Stilo Xtreme, ou o Rye Amazon e troque as rodas duras, pelas rodinhas do Traxart Glitter. Não tem erro!

      Excluir
  20. Oi Susana, sempre que procuro coisas sobre patins quad acabo aqui, rs... felizmente. Estou com um problema, comprei um patins rye artístico e vou trocas as rodinhas. Vi que vc indica as Traxart glitter mas das pesquisas que fiz achei que seria interessante comprar umas com largura maior pq meu intuito é andar na rua e ganhar velocidade, com rodinhas mais largas tenho mais aderência, não é?! Na busca achei rodas pra longboard, sabe algo sobre isso? Segue o link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744138253-roda-skate-longboard-cruiser-60mm-x-45mm-75a-importada-azul-_JM
    Outra coisa é a dificuldade pra achar um freio mais curto pq o da Rye é alto e atrapalha mesmo fazendo regularem, não vai dar certo. Sabe onde encontro? ! Desde já, muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Lara? Obrigada pela visita. Rodas de long board não cabem em patins quad. A melhor opção de roda de rua, hoje no mercado nacional é a Glitter. Roda maior corre mais, mas roda larga não! Não sei qual patins você comprou, mas se for o toystyle terá que ficar com esse freio mesmo. Outras marcas até encaixam mas ficam caindo. Se o freio for profissional, basta ajustar a altura ao seu gosto. O meu quase rala no chão pois prefiro assim pra artística. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Susana, muito obrigada. Vou seguir sua indicação e comprar as rodas da traxart. Meu patins é o Adventure para iniciantes. Queria te fazer outra pergunta. Sabe onde encontro cadarço colorido? Só conheço da Rye e o preço com o frete fica puxado.
      Não sei se vc viu mas a traxart lançou rodas de led pra quad. Acho que seria uma postagem bem legal.
      Enfim, muito obrigada! =)

      Excluir
    3. Patins.com.br possui cadarços coloridos, acho curtos, mas quebram um galho. Eu tenho um azul. O ideal pra patins quad são cadarços de 260cm. E sim eu vi as rodas de led (quero!), estou com a postagem quase pronta

      Excluir
  21. Quero comprar um patins pra minha filha. o que você acha do patins 4 rodas oxer secret retro da centauro?
    Tenho um patins antigo de bota marrom e rodas laranjas da marca nash cruisers. Queria trocar as rodas, qual vc indicaria. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos os patins de lazer do mercado, atualmente o único que recomendo é o da Rye se for pra andar em alfalto (Xtreme). Quanto ao seu patins antigo, atente-se ao tamanho dos rolamentos, podem ser de 7mm ou 8mm. Rodas pra rua indico Glitter da Traxart ou Xtreme da Rye. Se for pra patinar em pista lisa ou madeira, recomendo Rodas Radicais

      Excluir
  22. Olá, estou querendo comprar um patins pra andar na rua, mas tenho muitas duvidas sobre qual modelo seria melhor e mais barato, vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá como vai? Depende de qual modelo você prefere, se quad ou inline. Tenho dois bons posts atualizados falando de ambos, dá uma lida, se ainda tiver dúvidas, volta aqui

      Excluir
  23. Oi, Susana, tudo bem? Nunca tive patins, mas sei andar no inline. Num momento de empolgação, comprei um quad da oxer (daqueles que vendem na centauro).. roda de plástico. Tenho procurado na internê, alguém que tenha feito a mudança de roda num patins desses, não encontro e fico com medo de comprar novas rodas e não conseguir trocá-las. Você sabe se dá pra trocar? Ou vou ter que sofrer com essas rodas msm como forma de castigo por não ter pesquisado antes de comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra trocar sem problemas, só não compre rodas de skate!. Pra tirar as rodas basta ter uma chave de boca 13 e um pouco de jeito pra tirar os rolamentos da roda e colocar em outra. Compre a Glitter da Traxart ou a Rye Extreme, assim você não erra. Os rolamentos pra esses patins da Centauro são de 8mm caso queira comprar rodas já com rolamentos pra não ter que fazer a troca. Tem um vídeo no canal falando um pouco a respeito.

      Excluir
  24. Tenho um Amazon da rye, comprei rodas da Traxart Glitter
    Posso usar o mesmo rolamento ou tem q ter um pra cada tipo de roda ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, são do mesmo tamanho, porém é mais fácil ter um jogo extra de rolamentos assim não precisa ficar no troca troca

      Excluir
  25. Olá eu comprei um patins quad para mim e para meu filho porém aqui onde moro a quadra não é lisa e de cimento ainda sim uso mais queria usar no asfalto do condomínio qual roda e mais indica preciso de ajuda desde já obrigado!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá, como vai? Conforme expliquei no post. Hoje em dia a melhor roda nacional pra asfalto é a traxart glitter

    ResponderExcluir
  27. oi, boa tarde

    Preciso comprar o patins quad para minha filha, ela quer nesse estilo "vintage".
    não sei muito sobre nomenclatura de patins, hoje ela tem um com as rodas enfileiradas.
    agora quer esse no estilo quad.
    Vi que o material das rodinhas são muito diferentes.
    no sabado na loja vi um que a roda é de poliuretano, mas segundo o vendedor não é indicado para asfalto, tanto que o preço tava na faixa de 300,00.
    Tenho pesquisado e visto uns na faixa de 800,00 pelas fotos percebo que o material é diferente.
    que marca você indica?]



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo ela sendo criança, prefira patins com base de alumínio ou outro metal. Secret Suede da Centauro é uma boa opção, o novo patins da Pampili é bom, e o Rye Xtreme de 720,00. Dependendo da numeração, você encontra pela metade do preço em sites de usados

      Excluir
    2. essas marcas indicadas são boas para utilização em asfalto?
      tem indicação de sites de usados?

      Excluir
  28. OI, mais uma dúvida, ela calça 33.
    Para esse modelo "patins quad" que numeração você me aconselha comprar

    Desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da marca, a maioria deve ser 1 número a mais que tênis que a criança usa

      Excluir
  29. OI, mais uma dúvida.
    sabe me dizer se essa marca "Patins Quad Roller Derby Candi Girl Carlin Raspberry" é boa?
    os patins custam em torno de 800,00.
    Na verdade minha maior preocupação é com os rolamentos'

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Candy Girl não é dos melhores pra asfalto e o valor é meio alto pra qualidade dos materiais. Hoje, no Brasil os melhores quad pra ASFATÃO MESMO são Chaya 999,00, Rye Xtreme 720,00, Oxer Secret Suede 450,00 ou Rye Amazon básico com rodas do Traxart Glitter

      Excluir
    2. muito muito obrigada pela sua ajuda.
      mais uma dúvida: essas marcas que você indicou, sabe me dizer onde encontro em São Paulo ou site.

      Excluir
    3. dá uma lida neste post aqui, lá tem todos os links. Sim São Paulo tem boas lojas de patins Rye, Centauro e Chaya

      Excluir
    4. o link https://patinandoecantando.blogspot.com.br/2014/04/quero-patinar-que-patins-eu-compro.html

      Excluir
    5. Suzana, bom dia
      Suas dicas me ajudaram muito.
      Ontem no shopping Eldorado encontrei uma loja da Traxart e acabei comprando o patins dessa marca.

      Muito obrigada!!!!
      Deus a abençoe!!!

      Excluir
    6. Fico contente se te ajudei de alguma forma! Feliz Ano Novo!

      Excluir
  30. oooi Susana! to há horas aqui lendo o blog! ihahuauhahua
    eu patino em asfalto com inline, mas quero trocar para o quad, pois meu negocio não é velocidade, eu gosto de ficar de boinhaaa, só andandinho huauhahuahu eu acho o quad lindo <3

    eu estava quase decidida entre o rye xtreme, mas ai você falando que a rodinha do traxart glitter era melhor para asfalto, onde eu vou patinar, como vi você indicando muito essa rodinha, mudei de ideia mas a duvida que eu fiquei é: essa rodinha glitter da traxart é a que ja vem no modelo patins traxart glitter? ou tenho que trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim a roda Glitter é a que vem no traxart Glitter, é vendida separadamente em jogos de 4

      Excluir
  31. Obrigada pelas dicas. Vou comprar meu primeiro par de patins e seu Blog tem sido indispensável na minha escolha.

    Myriam Cedro
    www.coisasdemenininha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso agradecer. Fico contente em saber que ajudei de alguma forma!

      Excluir
  32. Boa noite tenho o patins quad xtrike gostaria de saber se a roda HD serve nele ou a roda glitter e qual vc me indica obrigada

    ResponderExcluir
  33. Ah esqueci de falar q é pra patinar em asfalto

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Achei tudo muito bem explicado e proveitoso! Parabéns!
    Gostaria de tirar uma dúvida que me intriga um bocado...Eu tenho um par de patins Traxart Glitter, aqui vc diz que as rodas deles são ideias para asfalto, inclusive mais macias do que as da Rye.
    Porém, por experiência de uso, eu acho q as rodas Glitter não são boas para asfalto. Trepidam demais e quase não deslizam...Só consigo patinar bem com eles em chãos bem lisinhos...
    Vc poderia me indicar rodas ainda mais macias e mais em conta?

    ResponderExcluir
  35. Te respondi lá no outro post. Se vc patina bem e quer correr no asfalto, sugiro que migre pro inline. A área de contato do quad é muito larga, não adianta. Quad corre pra valer com roda dura em piso liso.

    ResponderExcluir
  36. Oi!Gostei muito do seu post. Gostaria de saber se essas rodas HD cabem no Patins Quad Regulável da Fênix ( o sem a luz ) pq as rodas dele são horríveis(de plástico) e eu gostaria de comprar rodas para rua, mas não consegui encontrar em lugar algum algo que me dissese se elas cabem ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, não sei que patins é o seu. Meça sua roda, o diâmetro total dela, se não souber medir, cola uma foto dele aqui que te tento te ajudar

      Excluir
    2. Tem 52mm de diâmetro https://drive.google.com/file/d/1w5fVjM7YvE4X7X2OgsRW523KU9KxixiU/view?usp=drivesdk https://drive.google.com/file/d/1TDMoYTWI8DrUs-lLEJLzRWE0N-TaHS7I/view?usp=drivesdk

      Excluir
  37. Nossa!! Finalmente Consegui entender!!!!
    Muito obrigada, sai pesquisando por ai sobre esse assunto, porque eu não sabia que tinha um tipo de roda para cada piso.Além disso houvi falarem que se vc usar o tipo "errado" no piso errado no piso diminui a vida dos seus patins. E como eu quero que eles durem bastante, fui atras de saber disso o que me deixou confusa. Mas seu post me esclareceu muito, sério muito obrigada!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu que agradeço! fico feliz em saber que ajudei de alguma forma! e qualquer dúvida, pode gritar!

      Excluir
  38. Suzana bom dia. Tenho um Stylo da Rye, mas as rodas não são apropriadas p o asfalto... as minhas são 75d 57mm. Adorei o preço das rodas HD indicadas, mas estou c duvidas... devo comprar a de 54 mm ou 62mm? são as únicas opções... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Karim, como vai: Prefira a maior, corre mais, flui melhor. Além disso o parafuso do truck do Amazon ficaria muito perto do chão com uma roda 54mm. Experiência própria...

      Excluir
  39. Boa noite. Estava pesquisando sobre os patins Oxer e vi que "oxer secret retrô é sem parecido com o sweet suede que você indicou (https://www.centauro.com.br/patins-oxer-secret-q4-qs28-860316.html?cor=UW): base de alumínio , roda PU (o suede também) 58*32 de 85a, abec 7. Peso cerca de 70kg e queria um patIns para lazer/passeio na ciclofaixa e em pista de skate, sou iniciante. base de nylon nem pensar, né? Acha que seria uma boa compra? Os da rye são um sonho, mas muito caros. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai? Não são parecidos não! O Secret Suede é superior, melhor que o retrô. Retrô tem freio péssimo e bota mole. Procure por Rye usados, pelo preço do Oxer (média de 400,)) vc compra uma boa base de metal com bota mais dura, que garantem mais segurança e conforto e tem mais durabilidade pro seu peso.

      Excluir
    2. Oi! Muito obrigada pela resposta! :) Você acha que um Traxart Glitter Quad por R$ 575 (com frete grátis) é uma boa compra? Calço 36. Compro o mesmo número (como eles indicam) ou um maior? Obg

      Excluir
    3. Gosto das rodas do Glitter. É um bom patins pra lazer pra quem pesa até uns 75kg e não tem grandes pretensões. O valor é esse mesmo! Você encontra usados na faixa de R$ 400. E sim é o mesmo número de tênis que você usa

      Excluir
  40. Oi comprei um patins Hondar quad clássico e as rodas são de 60 milímetros de poliuretano duras e lisas eu ñ consigo equilibrar em cima dele já levei vários tombos, que rodas em gel vc me indicaria?? Sou iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai? Hoje a melhor roda pra asfalto é a HD que citei acima. Roda macia não dá mais equilíbrio, ela apenas desliza melhor em asfalto. Se você está tentando patinar com rodas duras em asfalto, vai desequilibrar mesmo!

      Excluir
  41. Nossa quanta informação Boa! Obrigada! Preciso de uma informação se vc puder. Comprei um Oxer retrô, mas a intenção é patinar em quadras....rinks....as rodas são 85a, testei num piso frio Gzuis ñescorrega demais! O que me diz? Grata !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Piso frio seria o piso da sua casa? A roda do Oxer é boa pra madeira e cimento

      Excluir
  42. O que me diz dos patins de 3 rodas estava pesquisando e vi quais seria a diferença entre eles? Sabes me dizer.fico agradecida caso saiba... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. patins artístico de três rodas? Inline artístico? Tem post sobre eles aqui no blog

      Excluir
  43. Olá! Minha filha de 6 anos iniciou nas aulas de patinação e prometi a ela rodinhas de LED quando parasse de chorar ao cair... hehehe Agora ela cumpriu a parte dela e preciso cumprir a minha, mas não achei ninguém na minha cidade que faça essa troca. Se comprar as rodinhas na internet, é fácil trocar em casa? Que ferramenta preciso? Comprei p/ela um Rye amazon usado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem segredo. Compre as rodas de LED já com os rolamentos 8mm, assim o trabalho será somente de remover as porcas que seguram as rodas e substituir uma roda por outro, voltando a colocar as porcas no lugar. Estou com um post sobre isso pra próxima semana

      Excluir
  44. É possível andar de patins em estrada de terra batida? Tipo sem asfalto.
    Queria muito aprender, porém moro no interior, e não tenho tempo para ficar indo até local asfaltado para iniciar essa prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada é impossível! o problema é que você praticamente não vai deslizar e seus rolamentos vão sujar muito. Ou seja, que prazer há nisso?

      Excluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom,estamos aí para ajudar. Acho que quanto mais gente patinando, melhor assim teremos mais opções de produtos,mais lugares...

      Excluir
  46. Olá! Meu patins é da marca Hondar, e eu gostaria de trocar as rodas originais dele por estas da Traxart que tem melhor desempenho no asfalto. As rodas que vieram nele são da Hondar mesmo, 62mmx33mm e rolamento abec-7. Gostaria de saber se essas rodas de 58mm se encaixariam tranquilamente ou tem que ser 62 mesmo. Agradeço se conseguir em ajudar! Parabéns pelo blog! Bem explicativo, já voltei aqui umas 300 vezes pra tirar dúvidas kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas visitas! Serve sim. Inclusive a Hondar amarela que postei acima é ainda melhor e mais barata que a Traxart. Ambas servem

      Excluir
    2. Ahh então essas amerelas são da Hondar?! Nossa, eu nem percebi kk! Então, no caso, eu não preciso trocar as rodas dele agora, não é? Já que ele já tá vindo com elas? É que eu comprei ontem e está para chegar, porém não sabia se as rodas eram boas, aí já estava me adiantando

      Excluir
    3. existem rodas diferentes da hondar. Umas pra asfalto outras não

      Excluir
  47. Encontrei o blog mês passado mas nunca parei pra ler tudo, agora que voltei, e ainda estou buscando um patins, essa post foi perfeito. Continue sempre com o blog tem todo meu apoio.

    ResponderExcluir
  48. Olá, boa tarde!Tenho um patins da Rye,cujo nas rodas estão escrito,toystyle 57 A90, a pergunta é; Q tipo de roda posso colocar nele? Já q essas q estão são muito ruins☹️,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  49. Elas trepidão, não desliza, não tem velocidade e fazem muito barulho..o meu patins é retrô, esqueci de mencionar na pergunta a cima😁

    ResponderExcluir
  50. Oi tenho uma dúvida, essas rodas da traxart servem para patins tradicional, usado na patinação artística?? Tô com um patins parado pq não prático mais o esporte e queria trocar por rodas de ruas, mas o orçamento tá limitado rsrsrs

    ResponderExcluir
  51. As rodas tá traxart servem no patins com base da roll line ?

    ResponderExcluir
  52. oi, estou em dúvida qual patins quad comprar, eu queria um que desse para patinar tranquila em asfalto e cimento de parque, qual o recomendável??, estava vendo o oxer sweet suede com abec 7 e o da traxart glitter abec 5, quero um que eu possa ter velocidade também, pra poder andar em cimento e asfalto

    ResponderExcluir
  53. Obrigada pela visita! Você deu uma lida no post? Aqui você tem as opções atualizadas de boas rodas pra asfalto. Os patins vai do seu gosto. Tênis, bota, cano alto, curto, etc. Se tiver uma base com freio com regulagem de altura e de material resistente, você encara qualquer piso. O Secret Suede agora é de plástico, não recomendo nem pra piso liso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim, eu li o post todo mas ainda fiquei na duvida, vou optar por um da traxart então

      Excluir
  54. Caraca!!! Espetacular a materia sobre rodas e patins.

    ResponderExcluir
  55. As Rodas Traxar Quad Brilliant 58x32mm/82A são boas para colocar em um oxer retro? queria andar no asfalto e to tentando trocar as minhas rodas, mas com muito medo de comprar errado

    ResponderExcluir
  56. Olá, gostaria de saber o q vc acha das rodas da The fly 78A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso falar nada a respeito dessa marca, pois nunca testei os patins ou somente as rodas. Nunca nem vi um patins deles ao vivo, nos pés de alguém. Infelizmente o acesso a essa marca é muito complicado, o que é uma pena, pois parecem ter bons produtos.

      Excluir
  57. Oie... Sabe por que as rodas rye na dureza tem a letra "d" em vez de "a"? Sabe se a roda chinesa que você indicou serve o Rye Amazon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!! A Dureza é medida nas escala Shore onde A, usa-se mistura de materiais mais moles e Shore D onde usa-se materiais mais duros. Sim, a roda chinesa cabe na base Amazon. Eu indicaria a de 62MM e não a de 65mm (particularmente não gostei), pois o freio do Amazon é muito pequeno pra uma roda tão gigante

      Excluir
  58. Tenho um patins skate roller quad com as rodas dele pode em qualquer lugar
    ou apenas em lugar liso

    ResponderExcluir
  59. Olá,adquiri um patins da rye toy style (o rosinha de glitter) e veio com rodas duras, queria trocar pois tenho interesse andar apenas na rua mesmo, queria trocar as rodinhas por essas macias da traxart, você sabe me dizer se eu precisaria trocar os rolamentos também? Desde já agradeço pelo post muito bem explicado, me ajudou muuuiiitooo <33333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita!! Serve sim, pode usar os mesmos rolamentos, só terá um pouco de trabalho pra remover. Sugiro que compre abec 7, são melhores que os rolamentos que vem nas rodas da Rye. Patine!!!

      Excluir
  60. As porcas usadas nos patins Rye são as mesmas que podemos comprar em ferragens ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. do Rye amazon sim, porém é bom levar uma amostra pois a espessura deve ser a mesma. Modelos de patins Rye profissionais usam porcas diferentes, impossíveis de achar em casas de parafusos.

      Excluir
  61. Que puta de matéria incrível, hein! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  62. oi, estava pensando em comprar essas rodas https://impalarollerskates.com/collections/size-62/products/impala-light-up-wheel-4pk-blue?variant=32288615628894 pro meu patins da oxer: https://www.centauro.com.br/patins-4-rodas-retro-oxer-jeans-954840.html o que você acha? devo comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas, mas vão custar mais de 500 reais convertidos. Se é pelo LED sugiro as da Inlinestore https://www.inlinestore.com.br/produtos/rodas-luminous-glow-quad-unidade/ são do mesmo tamanho e dureza e estão no Brasil. Se é somente pelo LED, a Traxart possui um modelo https://www.traxart.com.br/products/jogo-de-rodas-quad-traxart-led-58mm-x-32mm-83a

      Excluir
    2. tem mais algumas pra me indicar?
      gostaria de ter algumas opções mais baratas

      Excluir
  63. Bom dia, comprei um patins que veio com aquelas rodas de plástico duro, levei um tombo devido a uma pedrinha no caminho que travou meu patins, qual roda seria melhor pra eu andar em asfalto e quadra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer uma das citadas no post são boas pra pisos irregulares

      Excluir
  64. obrigada pela matéria, está me ajudando demais! eu comprei um patins usado da rye, que vem com rodinhas street outdoor 57mm, você conhece elas? sabe se são boas rodas para andar na rua? várias rodinhas deles são classificadas a partir de shore D, e eu não entendo dessa escala, pelo que eu entendi é uma escala pra classificar plásticos bem mais duros que a shore A. mas quando eu mandei mensagem pra rye, eles falaram que 80D = 80A. eu acho que é uma roda um pouco mais dura que a rye xtreme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? Tenho essa roda street e ela não é agradável em asfalto. É hibrida, não é 100% macia. Boa em cimento, pista de skate, ciclovia regular, mas asfalto não é legal

      Excluir
  65. Oi! Esse seu post me ajudou demais a entender algumas coisas, fui até mais a fundo e li sobre os rolamentos, mas acabei ficando com uma dúvida.

    https://www.owlsports.com.br/patins/patins-pro/patins-quad-masculino-owl-sports-branco-39

    Eu comprei esse patins da Owl e tô querendo trocar a roda para uma macia (obrigado, de novo, pelo post), mas fiquei em dúvida se vou
    precisar trocar alguma outra coisa para que eu possa colocar uma roda 83A (ou até menos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um vídeo sobre tamanhos de rolamentos em algum lugar rsrsrsr. Patins de lazer usam sempre rolamentos de 8mm. Não vai precisar trocar nada além das rodas (Owl, Traxart, Oxer, Chaya, etc), porem 83a não é tão macia assim...não vai dar muita diferença não hein... Fala com o René da Owl. Ele está fabricando rodas mais macias que isso, talvez te ajude. Diga que a Susana que te recomendou (fofocou) :)

      Excluir
  66. Gostaria de comprar rodas 78a mais estão extremamente difíceis de encontrar... tem alguma dica? Meu patins é o Camilla Guerra da rye.

    ResponderExcluir
  67. Oi, tenho um squad que uso apenas na pista de patinação da lagoa (moro no RJ). Queria um in line para ir ao trabalho, a rua é muito irregular. Recomenda algum? Vi uns com três rodas grandes apenas.... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você não está acostumada com inline, sugiro um de 4 rodas de 80mm ou de 90mm. Rollerblade Twister, Oxer Darkness são ótimas opções não muito caras de patins pra urban (que é o que você pretende fazer). São patins com bota dura e desenvolvidos para rua. Se tu já tem habilidade com inline, ok ir pro de 3 rodas. Inline Store e Rolling Sports são as melhores opções de lojas pra te orientarem neste quesito.

      Excluir
  68. Boa tarde, as rodas de Poliuretano são boas para asfalto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todas as rodas de patins são feitas de poliuretano ou uretano. O que tem que ser levado em consideração é a dureza e o tamanho

      Excluir
  69. Maravilhosa! Obrigada pelo post tão detalhado. Quero voltar a patinar depois de muitos anos. Sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  70. Boa noite, tia Su! Muito obrigada pelo conteúdo sempre maravilhoso do seu blog. Eu devoreeeei ele até comprar meus patins Rye com rodas Street, e estou amando aprender a patinar. Infelizmente, não encontro muitos lugares bem lisos para patinar (os skateparks estão sempre cheios!), e decidi comprar um jogo de rodas mais macias. Estou querendo as rodas Luminous, mas fiquei confusa porque a dureza delas é 85A enquanto a dureza das rodas Street é 80D. As Luminous não são mais macias? Vejo muitas meninas gringas patinando com as Luminous no asfalto, e parece bem confortável. As Street nem na ciclofaixa acho tão confortável (e aqui em Recife as ciclofaixas não são muito boas... rs).
    Você tem indicação de que chave comprar para trocar as rodas? Vi algumas opções da Traxart.
    Muuuuito obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!! Como vai?? Obrigada pela visita! Estou usando as rodas street da Rye e as minhas são 75d. Quando a roda tem a letra D ao invés da A quer dizer que ela é híbrida (resumidamente e grosseiramente falando, ela não é mole do tipo grudentinha nem dura do tipo que trava fácil em imperfeições). Estou gostando da street em cimento e pista de skate e já andei com ela no asfalto, porém ela não desenvolve velocidade, não somente por ser "meiomole meiodura" mas por ser pequena. o Que te recomendo fortemente. Prefira doras acima de 62mm, a dureza não faz tanta diferença depois que vc pega as manhas em pisos ruins. Demorei pra descobrir isso, testei tudo que é roda que vc pode imaginar (sou conhecida por aqui como a louca das rodas). A Luminous é incrivelmente maravilhosa, uma amiga tem, ela roda bem no asfalto, mas tem que ser pelo menos 62mm principalmente pra iniciantes. Senão o deslizar fica sofrido, vc rema, rema e não pega velocidade gostosa. Em suma, quad e asfalto, a galera insiste em dizer que "ornam", que é tranquilo, mas no fundo a gente sabe que é um pouco sofrido, principalmente pra quem tá começando ou pra quem não tem bom condicionamento físico ou ainda pra quem não tem acesso a asfalto de boa qualidade. Espero ter te ajudado e não colocado mais dúvida na tua cabeça kkkk

      Excluir
    2. Nooossa, isso explicou muita coisa! Realmente, ela é 57mm e as Luminous que vi na Inline Store são 62mm. Eu consigo patinar no cimento, mas a sensação é de que poderia ser melhor. Pode ser porque não tô acostumada também, mas legal saber que o tamanho faz diferença. Nesse caso uma roda Traxart já faria diferença também? Mas tô querendo muito as Luminous pelas cores e brilho... hahaha Você indica alguma chave pra trocar? Tô na dúvida se o tamanho certo é 8 ou 10mm. Muito obrigada, suas dicas são preciosíssimas!!!

      Excluir
    3. Eu tenho as de led da traxart. Uma coisa que me incomoda nelas é que o fato de rodas de led terem um espaçador interno, que fazem a roda brilhar, acabam jogando a roda mais pra fora, e com isso, pelo menos no meu truck (uso base supreme da Rye), a porca que segura a rodinha, não pega uma rosca muito firme, não usei elas em asfalto ainda pq tenho medo de perder a porta, a roda e os dentes kkkk. Meu parafuso do truck é curto, entendeu? Quanto ao tamanho, as rodas da trax não desenvolvem velocidade no asfalto não....são 58mm. Eu iria de Luminous, apesar do preço ser exorbitante! A Rye tem uma roda de led grandona, mais barata, mas você só vai achar usadas, pois saiu de linha. Em suma, o tamanho 62 pra cima, ajuda e muito em piso ruim, seja com led ou não, 80a ou não. A chave T vendida na traxart serve pro seu patins. A porca mede 8mm

      Excluir
    4. Suuuh! Voltei pra dar minha review das rodas Luminous. Comprei e amei, brilha demais, desliza gostoso, adorei. Mas aconteceu justamente o que você falou!! As rodas não encaixaram bem no truck, e deixei algumas delas mais folgadas (senão nem iam girar), e acabou que a porca soltou e de repente me vi sem uma das rodas! Isso aconteceu duas vezes em 3 vezes que patinei com elas! Não perdi o equilíbrio nem caí, mas definitivamente não quero viver esse perigo de novo. hahahaha Fiquei com pena, pra usá-las então só com um parafuso do truck maior? Outro patins? Eu tentei lixar o espaçador pra deixá-lo menor, mas não pareceu fazer diferença. :(

      Excluir
    5. agora fiquei encafifada...seu Rye é Amazon? Fui usar minhas rodas de led da trax e puf...a roda solta pq meu truck que é profissional é mais curto que o Amazon (no Amazon rodas com espaçador do led, rodam bem). Não sei qual é teu patins, mas eu daria um leito de trocar o truck pra parafuso maior e manteria as rodas. Lixei os espaçadores das minhas rodas da trax e advinha, não dão mais contato pra roda acender...vai vendo...perrengue chique kkk

      Excluir
    6. Meu Rye é o Adventure! Será por isso então? Os parafusos são curtos? Eu tb tentei lixar os espaçadores!!! hahaha Mas vi que não fez muita diferença e não quis lixar demais. Eu entrei em contato com a Inline Store (onde comprei as rodas) porque eles fazem patins com esse setup e pedi dicas. Me responderam pra usar fita veda rosca pra ajudar a prender a porca! :O Ainda não testei pra ver se funciona mesmo...

      Excluir
    7. Fala sério. Fita veda rosca num patins de de 800 reais, pra usar rodas igualmente caras? É pá cabá! Me recuso a fazer gambiarras em quad. Sempre dá ruim! Uma solução menos perigosa, seria "limar as porcas"

      Excluir
  71. Estou a procura de um patins quad barato, pois irei aprender do zero a utilizar. Estou apaixonada por um que encontrei na internet, mas ele diz Rodas em PVC com dureza 78a e dimensão da rosa 52mm x 33 mm. Não sei se isso é bom e gostaria de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roda de 52mm é extremamente pequena. É de patins de brinquedo. Quad pra lazer tem que ter rodas de no mínimo 58mm senão voce mal sai do lugar.

      Excluir
  72. Boa tarde, queria saber sua opinião sobre esse patins: https://www.netshoes.com.br/patins-quad-owl-sports-classic-azul-BFV-0069-008

    Sou iniciante de tudo, queria sua opinião com relação ao primeiro patins, queria para andar no asfalto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse patins não é pra asfalto. Bota curta e mole e rodas duras. É bom pra dançar em piso de madeira

      Excluir
  73. Boa tarde! Obrigada por todo o conteúdo e disposição em responder às duvidas ♥️
    Tenho um quad Rye+Farm, acredito que a base é Amazon ou Stylo. Uso as rodas originais que vieram com ele (imagino que híbridas), e sinto trepidarem ao andar no piso irregular da quadra externa no meu condomínio. Queria migrar para o asfalto, e assim vim parar aqui :)
    Fiquei interessada nessas rodas chinesas da Clas Fox, mas no AliExpress só tem o modelo de 65mm. Li em um comentário mais acima que você não indica rodas maiores que 62mm para a base da Rye, por conta do freio. Seria muito furada optar por essas rodas maiores? De repente mudando o freio junto com as rodas?
    A outra opção seria a Traxart Glitter?
    Muito obrigada desde já ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeee! Se você sente as rodas do Farm trepidarem, as glitter serão praticamente iguais pra você. Usei rodas radar 65mm e não gostei, nas conheço pessoas que amam! Elas servem no amazon sim. O modelo novo do Amazon vem com freio pequeno, esse sim é complicado pra rodas muito grandes. No farm não terá problemas nem com roda grande e nem com o freio original dele.

      Excluir
    2. Chegaram minhas rodas 65mm do AliExpress e amei! Achei que super valeu a pena :)

      Excluir
  74. Olá! Que post mais necessário! Obrigada por ter respondido as dúvidas enriqueceu demais!

    Mas vamos lá, tenho aqui mais uma dúvida:

    Meu desejo é aprender a patinar em casa, no piso externo que é uma cerâmica nem lisa nem áspera… mas intermediária, ligeiramente antiderrapante.
    Minha intenção é de patinar aqui mesmo, sem ter que sair de casa. Então, que rodas posso usar? Será que as rodas verdes da rye extreme funciona bem aqui?



    ResponderExcluir
  75. Olá, Boa noite!
    Muito obrigada pelo conteúdo maravilhoso e disponibilidade de tirar as dúvidas de seus leitores, ajudou muitíssimo.
    Eu tenho um Patins da Rye Toystyle que ganhei de presente já tem uns bons anos kkk. Ficou um tempo parado e agora voltei a me interessar pelo esporte. As rodas que estão nele são as que vieram, o máximo que consegui enxergar foi a o nome Stilo e a dureza 75D. Gostaria de saber se essa roda que tenho seria indicada para usar em pista de skate, ou se seria melhor trocar por umas dessas do post. Me interessei principalmente pelas Traxart.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!! estou usando essas rodas 75d da Rye ultimamente e andam bem em madeira, cimento e pista de skate de boa qualidade. Se a pista ou local onde for patinar tiver muitas imperfeições você vai travar. Elas são rodas duras e híbridas, mas se você não for iniciante consegue se adaptar em ciclofaixas e pisos mais rústicos, mas não indico, elas não vão durar muito. Trepidam e não deslizam gostoso. Se a pista da sua cidade foi irregular, prefira rodas 80a. Não grudam tanto e não trepidam tanto.

      Excluir
  76. Odiei essa ENERGY! Eu comprei na ignorância achando que teria um bom grip e me lasquei! Ela gruda muito, se eu tivese descoberto esse post antes, teria comprado a certa para mim. Eu quero a roda mais dura e fina que eu puder achar, quero fazer jam skating. Sempre andei com patins inline, para mim está sendo muito desagradável roda larga e grudenta, achei a 57mm ainda larga para mim, 78A ainda é muito grudenta. Você gasta muita energia para girar e fazer firúlas. Finalmente descobri o que eu preciso para mim, obrigado!

    ResponderExcluir
  77. Olá!!!! Eu e minha filha vamos começar a patinação artística, poderia me indicar marcas com um bom custo benefício? Pra mim, o patins teria que suportar 80 kilos e ela tem apenas 6 anos.

    ResponderExcluir
  78. Neste link tem um pouco das informações https://www.patinandoecantando.com.br/2018/07/aulas-de-patinacao-artistica-que-patins.html

    ResponderExcluir
  79. Olá! Eu comprei um patins quad da decathlon e no site em francês diz que a dureza das rodas é 85a. Acho as rodas muito duras para andar no cimento e vivo caindo. As rodas 82a já seriam suficientes pra mim ou eu teria que comprar as 78a? Não queria desistir do quad ainda :( qual seria o diâmetro de roda mais adequado para iniciantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!! tudo depende do teu nível. Muito iniciante odeia asfalto, até com 78a. Trepida, fato, temos que aceitar. Se vc já patina be, tem boa impulsão aos remar, 80/82a já te ajudam bastante. Invista em remadas fortes pra se deslocar, vai tirar de letra mais rápido!

      Excluir
  80. Olá! Eu tenho um quad da rye toystyle, queria saber se posso trocar as rodinhas para as da traxart glitter para andar na rua, se os rolamentos do meu patins vão caber! Ele é usado, int não sei qual é o tamanho do rolamento dele... tbm gostaria de saber se daria para trocar a base dele, pois queria futuramente mudar o freio que é fixo... não me incomoda patinando, mas acho o freio regulavel mais bonito. Rs

    ResponderExcluir
  81. E será que as rodas chinesas cabem de boa no rye toystyle? Queria um jogo de todas mais em conta msm! Sem precisar trocar os rolamentos

    ResponderExcluir

Patine conosco, deixe seu comentário